Semana de oração pela unidade dos cristãos 2023 – um tempo de graça e esperança

Com o tema “aprendei a fazer à justiça, procurai o que é bom”, diversos cristãos, motivados pelo desejo de andar em unidade e fazer o bem ao próximo, celebraram a Semana de Oração pela unidade dos cristãos.

Entre os dias 20 e 27 de Maio, diversas instituições e lideranças cristãs se reuniriam para orar pela unidade dos cristãos. Os encontros aconteceram em Igrejas cristãs Católicas e Evangélicas presentes na Cidade do Rio de Janeiro e também em Barra Mansa.

A programação teve início no Sábado dia 20/05 com a celebração de abertura que aconteceu na 1ª Igreja Batista em Fazenda Botafogo e teve por anfitrião o Pr. Elias que também é o atual Presidente do Conselho de Igrejas Cristãs – Rio (CONIC-Rio), além das Igrejas que compõem o órgão, estiveram presentes também à Comissão Arquidiocesana para o Ecumenismo e o Diálogo Interreligioso representada pela Sra. Ângela Amorim (Com. Coração Novo) e pelo seu Coordenador o Pe. Fábio Luiz. Também esteve presente o Pe. Rogério Felix, Vigário Episcopal para o Vicariato Suburbano.

Na tarde de Sábado, fora da programação oficial, aconteceu o Encontro de mulheres Cristãs no Ministério Restaurando Vidas – Jacaré – acolhidas pela Pra. Mônica Floriano, Lider do ministério, o grupo teve a oportunidade de orar junto e receber orientações para promoção da dignidade da mulher e de empreendedorismo.

Domingo, 21/05, durante a Solenidade da Ascensão para os católicos, Dom Luiz Henrique da Silva Brito, Bispo da Diocese de Barra do Piraí e Volta Redonda e Presidente do Regional Leste 1, recebeu a liderança vinda de diversos municípios do Estado do Rio para fazer a abertura da SOUC naquela diocese. A celebração foi preparada pela representação local da Missão Somos Um – MSU. Pe. Fábio Luiz levou a saudação do Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, e o Sr. Izaias Carneiro representou a Missão Internacional Somos Um deixando uma saudação em nome da presidência e presenteando as lideranças com a versão atualizada do Dossiê Somos Um e do DVD Somos Um.

Ao final da celebração, Dom Luís Henrique lembrou da importância do acontecimento se dar no ano do centenário da diocese. Assinalou também a importância do caminho ecumênico para os católicos e manifestou a sua gratidão pela presença da liderança, ofertando a todos o azulejo decorativo com a iconografia dos discípulos de Emaús que foi pensado como parte das comemorações do centenário.

Na segunda-feira, 22/05, foi a vez de visitar novamente o Ministério Restaurando Vidas, desta vez dentro da programação oficial. A pastora Monica Floriano, que faz parte da Diretoria do CONIC-Rio, e do Conselho Fraterno Local da Missão Somos Um, recebeu a todos em sua Igreja.

Dia 23/05 a Comunidade Coração Novo acolheu a noite de oração. O Fundador e Moderador Geral, Izaías Carneiro, propôs aos presentes a reflexão a partir de At. 2, lembrando que os males e as injustiças que atingem a sociedade só podem ser respondidos com uma vida de unidade e comunhão na Palavra de Deus;

Dia 24/05 o itinerário seguiu pela Comunidade Bom Pastor. Pr. Elias ministrou a palavra ao lado do Pe. William.

Dia 25/05 a Igreja Presbiteriana Unida – IPU – em Jardim América, recebeu os irmãos. O culto que contou com a presença do Rev. José Roberto, dos irmãos do Movimento Focolare e da Missão Somos Um, o Pr. José Luiz Martins Carvalho, responsável pela Igreja, ressaltou em sua pregação a importância do caminho da unidade para que a Igreja contribua com maior eficácia para diminuir as injustiças na sociedade.

Dia 26/05, foi a vez do Ministério Bethesda, que é liderado pelo Pr. Silas Esteves, receber o último culto e encerrar a semana, desta vez com o encontro em modo on-line que reuniu membros do Brasil e de diversos outros países pertencentes à Igreja.


Fonte: Assessoria de comunicação Missão Somos Um