“Noite de Oração pela Unidade dos Cristãos” é promovida em Sorocaba (SP) e reúne cristãos de diferentes denominações

Por Marina Venuto

No último dia 25 de maio (quinta-feira), a Renovação Carismática Católica (RCC) promoveu a “Noite de Oração pela Unidade dos Cristãos” no Centro Arquidiocesano de Pastoral, em Sorocaba (SP). O evento marca as mobilizações em prol da “Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos”, um período que reúne cristãos de diferentes denominações e tradições ao redor do mundo.

Esta iniciativa, promovida mundialmente pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pelo Conselho Mundial de Igrejas, é mais uma oportunidade em que cristãos de diferentes tradições se unem em oração e reflexão em busca da tão desejada unidade, baseada na oração de Jesus em João 17. São dias simbólicos, que nos convidam a refletir sobre a nossa identidade comum em Cristo e a buscar maneiras de fortalecer os laços fraternos que nos unem. Em 2023, o tema escolhido para inspirar foi: “Aprendei a fazer o bem, procurai a justiça” (Is 1, 17), preparada por um grupo ecumênico dos Estados Unidos da América, a convite do Conselho de Igrejas de Minnesota.

Em Sorocaba, o encontro reuniu líderes de diferentes denominações cristãs, como momentos de reflexão e oração direcionados por Reinaldo Bezerra, um dos membros da equipe de serviço do Encristus. Na ocasião, também estavam presentes o pastor Rui Luis, da Comunidade Evangélica Carisma e membro do Encristus, além do Arcebispo de Sorocaba, Dom Júlio Akamine, Bispo Anglicano Dom James Tavares, que representou a Diocese Anglicana de Votorantim e os Reverendos Antônio Carlos, Marcos Tadeu, Lucas Basso, Frei Elton, vários padres e mais participantes. O prefeito da cidade, Rodrigo Manga, também prestigiou o evento.

Durante a reunião, o Ministério de Música Renova (RCC Osasco) conduziu os momentos de louvor e adoração. Foi uma noite importante para o avanço da unidade da igreja em nossos dias!